quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Livros "God of War", você conhece?



Box  Livro I + Livro II
 Clique na imagem para ampliar.
Você já deve ter jogado, visto algum colega jogando ou ao menos ter ouvido falar dessa saga épica da Sony baseada na mitologia Grega. God of War surgiu inicialmente em 2005, lançado pela Sony exclusivamente para seus consoles PlayStaion 2, fez um tão grande sucesso que tivemos o God of War 2 também para esta plataforma, e ao longo dos anos saíram versões para PayStation 3, PlayStation 4, PSP (PlayStation Portable) e até uma para celulares em Java ME. 
Todos sabemos que esses jogos foram e ainda são o maior sucesso. Porém hoje estamos aqui para falar dos livros baseados nesta saga, que contam em detalhes as aventuras de Kratos ocorridas nos dois primeiros jogos, mostrando não somente o que aconteceu no game, mas também o que o guerreiro estava pensando e sentindo, o que os deuses conversavam e motivo de interferirem na vida de Kratos e muitos outros detalhes que não cabiam no game. Os livros trazem em terceira pessoa uma narrativa sobre o a estória de Kratos, sendo muito fiel ao game tornou-se uma leitura muito bacana, mostrando tanto o que aconteceu com o guerreiro como também o que estava acontecendo no Olimpo, e o jogo de manipulações e influencia que os deuses faziam para obter benefícios, muitas vezes usando Kratos aumentando mais ainda sua fúria. 

God of War - Livro I


Capa - Clique na imagem para ampliar.
No primeiro livro, vemos a estória do primeiro game, fiel ao jogo, mas como dito antes, com muito mais detalhes e com as perspectivas, pensamentos e sentimentos dos personagens envolvidos. Neste livro conta como o general espartano Kratos era destemido e poderoso, ele nunca tinha sentido o gosto da derrota, até enfrentar um exército bárbaro, que massacrou seus espartanos. Kratos se vendo a beira da morte pelas mãos do rei bárbaro e seu gigantesco martelo ora aos deuses, Ares oferece a vitória em troca de sua alma. O arrogante guerreiro aceita, mas torna-se uma ferramenta para Ares, vencendo várias guerras em seu nome, mas os jogos dos deuses são indecifráveis e as coisas que eles fazem quando estão entendiados não possuem limites. Ares ordenou Kratos para destruir e pilhar um acampamento após a vitória, mesmo com a profecia de uma velha no local dizendo que se ele o fizesse só traria sofrimento para si, ele obedeceu Ares e matou os inocentes no acampamento. Só depois de ter realizado tal massacre que o espartano voltou a si, percebeu que na sua frente entre tantos outros cadáveres de encontravam sua filha e esposa. Além da dor e sofrimento, ele foi amaldiçoado e as cinzas de sua esposa e filha penetraram em sua pele deixando-a branca, recebendo assim o apelido Fantasma de Esparta. Além desse fato as recorrentes lembranças da morte de sua família o assombram. A jogada de Ares que visava transformar Kratos no guerreiro perfeito na verdade só o transformou em seu inimigo número um! 
Contracapa - Clique na imagem para ampliar.
O restante do livro se passa em Kratos tentando encontrar uma forma de matar Ares para obter sua vingança e o perdão pelo seu brutal crime, Atena o ajuda em sua jornada. 
Não darei mais detalhes da estória para não estragar a experiência de quem ainda não leu, mas se você já jogou sabe o que vai acontecer, porém jogando não conseguimos entender todos os detalhes da trama.  
Por exemplo, me explique por qual motivo Atena está ajudando Kratos? Porque  Poseidon lhe dá sua fúria para destruir a Hydra, que é uma de suas criaturas marinhas? E por qual razão Zeus (Disfarçado de coveiro) cava uma cova pela qual Kratos escapa do mundo inferior? E qual a razão para Zeus fornecer a Kratos a Furia de Zeus, permitindo ao guerreiro atirar seus raios por aí?
Isso mesmo galera, no game não ficam claras as intenções dos deuses, porém no livro a narrativa mostra o que está acontecendo no Olimpo, as conversas, discussões, os benefícios pessoais que cada um pode obter manipulando o Fantasma de Esparta, quais são seus planos e muito mais.


É uma ótima leitura, tanto para quem já jogou quanto para quem mal conhece o game, pois abrange a mitologia grega de uma maneira diferente, traz os detalhes por trás da estória desse game de sucesso, tem muita ação e surpresas, até para quem zerou o game! Vale muito a pena! Logo mais faço um post sobre o livro dois, que também já li e aprovei, estou no aguardo do lançamento do terceiro. E vocês? Já jogaram o game? Já leram os livros? Gostam da estória de Kratos? Deixem ai nos comentários! Até a próxima! Flw...




Nenhum comentário:

Postar um comentário