quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Você conhece o Heroes of the Storm da Blizzard???


Entenda o cenário


HotS - Clique na imagem para ampliar.

Heroes of the Storm é um game da Blizzard classificado como MOBA (Multiplayer Online Battle Arena - Arena de batalhas online para vários jogadores). Para quem não conhece essa classe de jogos, são games que misturam a estratégia, trabalho em equipe e RPG.
Em sua maioria esses jogos possuem um campo de batalha onde duas equipes se enfrentam com o objetivo principal de derrotar a base inimiga, para isso têm que criar estratégia e conquistar objetivos menores para evoluir os seus personagens subindo de nível e fortalecendo suas habilidades.



Comparação dos MOBAs - Clique na imagem para ampliar.
Esse tipo de jogo teve seu inicio através do DotA (Defense of Ancients) e então foi se popularizando com a chegada de outros semelhantes. O DotA teve uma sequencia criada pela Valve, denominado Dota 2, e continua tendo um grande número de jogadores atualmente. Podemos citar o Lol (League of Legends) da empresa Riot, como um grande rival do DotA 2 pois também possui um número imenso de jogadores, e uma jogabilidade semelhante. Ainda temos o Smite da Level Up, que traz a mesma mecânica, porém com a câmera em 3ª pessoa e não aérea como nos outros citados. E por ultimo, temos o mais recentemente lançado, e tema desse post, o Heroes of the Storm.

O Jogo


Funções dos personagens - Clique na imagem para ampliar.
O Heroes of the Storm tem suas semelhanças aos outros MOBAs, como é comum no gênero, os campeões são divididos em classes, o campo de batalha possui rotas, em volta das rotas temos os acampamentos, protegendo cada rota temos as torres e no coração da base inimiga, próximo ao local de respawn do adversário, temos o núcleo inimigo, que deve ser destruído. Para realizar tal tarefa, a equipe precisa de uma estratégia, e devem fortalecer suas habilidades.
Entretanto o game da Blizzard possui várias diferenças dos outros MOBAs, a primeira e maior na minha opinião é  o crescimento do personagem. Nos outros games citados esse crescimento do personagem é individual e consiste em farmar - abater tropas  e acampamentos para obter ouro e experiência. Claro que abater inimigos, conceder assistência em abates, destruir estruturas inimigas também proporciona esses benefícios, mas o farm é essencial no inicio do game. 


Equipe subindo de nível - Clique na imagem para ampliar.
Com a experiencia obtida o personagem sobe de nível, liberando novas habilidades ou fortalecendo as existentes. Com o ouro adquirido o jogador pode comprar itens para seu personagem, alterando seus pontos de Dano, Defesa, Velocidade ou qualquer seja o foco dele na partida.
Entretanto, no HotS esse crescimento não envolve o ouro, e a experiencia é coletiva, ou seja, quando um personagem ganha XP o time todo também recebe. Não há ouro, pois não tem itens a serem comprados, conforme o time vai acumulando XP a equipe inteira vai subindo de nível. E a cada novo nível uma melhoria de habilidade é disponibilizada. Deste modo o time inteiro vai bem, ou o time inteiro vai mal, não acontece aquela situação de ter um cara forte e o restante fraco.


Lobo de Montaria - Clique na imagem para ampliar.

Outra diferença da maioria é a montaria, no HotS quando o personagem vai percorrer uma grande distancia no mapa ele pode optar por usar uma montaria. Por padrão é um cavalo, todavia pode-se comprar fora da partida outros tipos de montaria como lobos, naves e até um porquinho. Também tem alguns campeões que possuem uma montarias próprias ou simplesmente fazem uma transformação para andar mais rápido.



Tela de campos de Batalha - Clique na imagem para ampliar.
Uma das coisas que chama atenção no HotS é a quantidade de mapas. São vários mapas distintos, cada um com formato diferente, contendo acampamentos mercenários distintos e objetivos únicos, cada mapa possui uma maneira diferente para obter a vitória, então a equipe tem que caprichar na estratégia. Diferente dos outros MOBAs, ao abater acampamentos você não recebe ouro e bônus especiais, mas sim um reforço, as criaturas do acampamento renascem e vão ajudar a empurrar a rota mais próxima.



Seleção de Campeões - Clique na imagem para ampliar.
Uma curiosidade é que todos os personagens de HotS vieram de outros jogos da Blizzard como Warcraft, StarCraft, Diablo, Overwach e alguns outros personagens clássicos da Blizzard.
E ainda tem mais, pra dar uma forcinha para aquela galera que morre de raiva de perder por que o time tava com um a menos, no HotS quando um jogador abandona a partida, por queda de energia, queda de sinal de internet ou mesmo por ser troll, a IA controla seu personagem e a equipe não fica desfalcada. Claro que a IA não é tão boa quanto uma pessoa, mas é boa o suficiente pra ajudar a segurar a partida até o player voltar ou até mesmo ajudar na vitória.

Várias pessoas não botaram fé no DotA, a propria Blizzard não quis investir no game criado com base no WOW, mas a gente viu como ele cresceu nas mãos da Valve. Mesma coisa o Lol, muitos falavam que o game da Riot "não ia virar", mas também esta rendendo muita grana. Até o Smite da Level Up ta agregando um grande número de fãs. Então meu amigo não duvide do sucesso de Heroes of the Storm, melhor começar a jogar agora, pois já estão rolando até grandes campeonatos, como podemos observar nas noticias. Eu já criei minha conta e to upando! Logo mais a gente lança uma gameplay no canal! E você? O que achou do game? Já jogou? Vai jogar? Deixe sua resposta aí nos comentários! Até a próxima! Flw...


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